©2020 por Maria Luiza Canedo.

 
  • Maria Luiza Canedo

Guess who will be cooking for you tonight ?

Dia 9 de julho aconteceu o evento mundial de gastronomia simultaneamente em 37 restaurantes do mundo, chamado The Grand Gelinaz! Shuffle! Os melhores chefs de cozinha fizerem um intercâmbio entre eles onde cada chef cozinhou em um país, que só foi revelado na hora do evento. Aqui no Brasil aconteceu no restaurante D.O.M comandado pelo top Alex Atala que, no entanto, estava cozinhando no restaurante Blanca em Nova York! O nome dos chefs que comandaram cada cozinha só foi revelado na hora do evento! Alguns nomes como Alain Ducasse, Albert Adrià, René Redzepi, Yoshihiro Narisawa poderiam estar cozinhando para você aquela noite.

Para nossa surpresa deliciosa, quem cozinhou para nós no evento foi o renomado chef francês Yannick Alléno. Com três estrelas no Guia Michelin, Yannick comanda o restaurante Ledoyen em Paris. Perguntei para o chef qual foi a inspiração dele para desenvolver os pratos que seriam servidos no jantar, e ele me disse que estudou a gastronomia brasileira, passou o dia no mercado comprando ingredientes típicos do país e, na minha opinão, o chef recriou perfeitamente os pratos contemporâneos com seu charme francês !

The Grand Gelinaz! Shuffle foi uma das melhores experiências gastronômicas que já participei. Com 11 pratos indescritíveis e harmonização de vinhos, o chef Yannick Alléno apresentou com excelência uma fusão de sabores com o tempero brasileiro. Sim, foram 11 pratos incrivelmente saborosos!

Couvert com pãeszinhos, patê de alho e coalhada com iogurte e azeite.

Primeiro prato – Vinagrete de tomate com sorbet de uvaia. Perfumado!

Segundo prato – Tartare com yuzu {fruta cítrica asiática}, ponzu {molho japonês a base de limão}, ervas e caviar. Que sabor!

Terceiro prato – Aspargos branco com gelatina ácida e noz moscada! Delícia!

Quarto prato {surpresa} – Camarão com morango, tomate e óleo de salsa. Muito exótico, saboroso, perfumado e contemporâneo.

Quinto prato – Vieiras marinadas com creme de mandioquinha! Esse prato foi harmonizado com uma produção natural de chardonnay no Deserto do Atacama no Chile, chamado Tara. Sensacional!

Sexto prato – Pirarucu com extração de salsão e escama de peixe crocante! Esse prato tinha uma consistência e textura incrível, super contemporâneo.

Sétimo prato – Tamboril com sagu de tapioca, batata assada e abobrinha e caldo de tucupi. Bem típico e delicioso! O Tamboril é o famoso peixe sapo! O prato foi servido com cachaça orgânica da Serra das Águas na Bahia, com toque de limão siciliano.

Oitavo prato – Filé de pato ao molho royal com palmito gratinado {servido na panelinha}. Muito, muito e muito saboroso!

Nono prato – Aloevera glaciado com mel, queijo branco, grapefruit e shot de marmelo. A sobremesa foi harmonizada com Sidra da Normandia.

Décimo prato – Merengue de morango com pesto de shishu! Muito leve e gostoso!

Décimo primeiro prato – Famoso mil folhas de amêndoas com chocolate, harmonizado com bordeaux.

Invadindo a cozinha com o comando do top chef francês Yannick Alléno, experiência incrível!!

#DOM #evento #Gelinaz #Yannick

0 visualização