• Maria Luiza Canedo

Estrelado Eleven Madison Park

Uma experiência inesquecível no restaurante Eleven Madison Park em Nova York. Não há como começar essa matéria de uma maneira diferente. Um jantar que durou 5 deliciosas horas em um ambiente que combina a formalidade das mesas com a descontração de um público exigente. Um serviço humanizado, de excelente atendimento, onde não só os pratos são a estrela da festa, mas toda a atmosfera perfeita criada pelo 3o melhor restaurante do mundo.

Uma reserva com 1 mês de antecedência sem sucesso já foi suficiente pra me deixar aflita por um longo período. No site já dizia: “reservar com no mínimo 28 dias de antecedência”. Mas lhe digo, só obtive sucesso entrando em contato por telefone e aceitando entusiasmadamente o único horário e dia disponível durante minha viagem.

Um e-mail de boas-vindas enviado pelo maître cintila na minha caixa de entrada, perguntando o que ele poderia fazer pra tornar minha visita ainda mais especial e que estava ansioso para me conhecer pessoalmente. Nada. Nada além do extraordinário encanto que eu já sabia que seria proporcionado pelo restaurante. Obrigada por perguntar.

Flores amarelas e um teto folheado a ouro celebram nossa entrada. Um pé-direito de 8 metros em um edifício art déco impressiona, porém, não mais que a cozinha comandada pelo chef Daniel Humm. Logo, a apresentação de um menu degustação diferente. Entre as onze etapas, você tinha que optar por 1 dos 2 pratos apresentados para cada uma. Entre as etapas, alguns pratos servidos ao “family-style” (estilo família) ou “a ser compartilhado”.

Um biscoito salgado de maçã com cheddar abre nosso apetite, seguido de uma estrutura linda em formato hexagonal, que apresentava a próxima etapa: pepino com cream cheese e centeio, melão com tomate defumado recheado com queijo de cabra, pepino com melaço e hortelã, e pêssego com melancia defumada.

Salada de caranguejo com abobrinha e limão antecedem o piquenique sofisticado que me encantou durante o jantar. Uma cesta com colheres de madrepérola, pratos, guardanapos, abridor de garrafa, um pote de ratatouille, um pote de picles de cavalinha e ovas, uma fatia de pão, uma garrafa com água de tomate carbonatada e uma latinha de caviar. Pergunto: qual é a marca? A maître me surpreende com exatamente o que eu queria escutar: Petrossian. Divino. Delicioso. Mágico.

Seguimos com minha escolha para a próxima etapa: milho com gema de ovo curada e mexilhão. Fino, leve e delicioso. Dos pratos “family-style” uma generosa panela com lagosta e outros frutos do mar acompanham o feijão branco, bacon e batatas. E pra finalizar as etapas salgadas é servido um delicioso beef dry-aged com berinjela. Gostoso e delicado.

Parada no espetáculo gastronômico para um convite à cozinha. Enquanto observava as estratégias de planejamento, organização e execução, desfrutamos de uma raspadinha com gim e amora, feita por uma cozinheira na nossa frente, simpática e namorada de um brasileiro. Altos papos.

De volta à mesa com os pãezinhos recheados de queijo camembert, os melhores que já comi, acompanhados de geleia de ameixa e de manjericão. Pena que eu já estava incrivelmente satisfeita até essa etapa. Para estrear o final do show, um pêssego em chamas é grelhado em nossa mesa acompanhado de sorvete de erva-cidreira e mel.

Um jogo de adivinha finaliza o espetáculo divertidamente. São 4 barras de chocolate feitas com o leite de 4 animais diferentes: vaca, búfala, cabra e ovelha. Você tinha que provar e adivinhar de qual leite era feito cada uma delas. Errei. Placar 3 x 1, onde só acertei o leite da vaca. Menos mal. Sabores bem diferentes para um paladar de uma iniciante, sonhadora e apaixonada por esse mundo.

E depois desse deleite gastronômico, a conta vem para confirmar que o que é ótimo custa, e caro, mas o valor guardado na memória é indescritivelmente único e será levado por uma vida. Bens materiais se vão. Experiências são eternas.

Dúvidas ou sugestões? Entre em contato pelo email contato@dietaecaviar.com

w/ love,

Maria Canedo.

#elevenmadisonpark

0 visualização

Me acompanhe nas redes sociais

©2020 por Maria Luiza Canedo.